Sobre

Lançado em 2016, com a atuação de docentes e estudantes do Instituto de Informática (INF), apoio do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) e sob demanda do antigo Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef - atual Secretaria de Infraestrutura - Seinfra), o aplicativo Minha UFG foi criado para facilitar o acesso às informações institucionais e disponibilizar mais um canal de comunicação com a comunidade universitária, especialmente para demandas de segurança.

De navegabilidade simples e funcional, o aplicativo Minha UFG disponibiliza acesso rápido aos serviços online disponíveis pela UFG como: segurança, notícias, rádio universitária, eventos, restaurante universitário, guia do estudante e locais. O aplicativo já conta mais de 10 mil downloads.

A atenção ao item segurança foi uma demanda da Reitoria da UFG, como parte das ações contínuas para garantir ambientes mais seguros à comunidade universitária. Em 2017, foi disponibilizada a opção de registro de denúncias relacionadas à segurança. O registro online é recebido imediatamente pela Central de Segurança da Universidade, que toma as providências para encaminhar o problema. A opção também dispõe de um histórico dos registros feitos pelo celular do usuário à equipe de segurança da UFG, em que é possível acompanhar, em tempo real, a resolução da ocorrência. As opções de registro de ocorrências e denúncias incluem acidente, agressão, assalto, assédio, comportamento suspeito, incêndio e vandalismo, além da opção "outros". Além disso, o Minha UFG disponibiliza, desde que foi lançado, o acesso rápido aos telefones de emergência de todas as regionais.

No final do ano de 2019, por meio de parceria entre a Fábrica de Software do INF, a SeTI e CERCOMP, iniciou-se um processo de avaliação técnica do aplicativo e do painel administrativo para apropriação e transição de tecnologia pelo CERCOMP. Foi constituído um time de projeto para trabalhar na reescrita da aplicação, com vistas à facilitar sua manutenção. Um dos objetivos foi implementar um código-fonte único, tanto para a versão Android quanto para iOS, além de remover a dependência com o serviço externo de armazenamento do Google Firebase. Com isso, as informações do sistema estão armazenadas na infraestrutura computacional da UFG, o que elimina o custo mensal com o pagamento desse serviço ao Google.

Além da equipe técnica que participou do projeto, outras pessoas do CERCOMP também atuaram de forma indireta permitindo a conclusão do processo de apropriação tecnológica. Além disso, o time pôde contar com todo o apoio dos membros da Fábrica de Software do INF que tinham o conhecimento nas tecnologias devido ao período em que deram manutenção na aplicação.

O aplicativo Minha UFG pode ser baixado gratuitamente em celulares Android na Play Store ou ainda para iOS na Apple Store.